• Fique por dentro: saiba o que significa cada etapa do processo seletivo na Cia de Talentos

    25 Mar 2015
  • Cada vez as empresas estão mais preocupadas com a qualidade do processo seletivo que desenvolvem. O esforço é para garantir a qualidade técnica e comportamental ao contratar, por isso atualmente o processo seletivo está mais estratégico na triagem de candidatos e suas etapas podem ser utilizadas como canal para demonstrar a cultura da empresa e os diferenciais que ela apresenta. E neste contexto é muito importante você saber o vocabulário utilizado no processo seletivo. Quer conhecê-lo?

    Você já deve ter ouvido falar em muitas formas de avaliação. As mais utilizadas hoje no mercado tem sido: dinâmica de grupo, entrevista individual, plataforma de relacionamento, entrevista virtual, entre outras. E você já ouviu falar em seleção por competência? Neste modelo, os participantes são avaliados a partir dos comportamentos definidos como necessários para a vaga, para a área ou para a empresa de forma geral.

    E para que você se sinta mais informado sobre o processo de seleção, vamos conversar um pouco sobre as principais etapas utilizadas nos processos da Cia de Talentos ?

    É claro que nosso objetivo no texto abaixo, não é apresentar um dicionário sobre o assunto, mas como em um bate-papo, respondermos as principais dúvidas referentes ao vocabulário utilizado em nossos processos de seleção:

     

    ETAPA DE INSCRIÇÃO

    inscrição

    Para que serve: nesta fase o candidato se inscreve de forma online na oportunidade e há geralmente a necessidade de preencher algumas informações acadêmicas, cursos, dados pessoais, etc.

    Por que não enviar currículo por e-mail? Para que possamos garantir que todos os candidatos passem pelo mesmo crivo de avaliação, desenvolvemos fichas online com as informações relevantes para cada processo.

    O que é observado: a etapa de inscrição proporciona que o conjunto de informações que você declarou seja analisado. Isto significa que realizaremos análise qualitativa de todas as respostas que você forneceu, sendo que esta triagem dos dados e/ou análise curricular será feita a partir dos pré-requisitos divulgados.

    Quando há muitos candidatos dentro dos pré-requisitos, montamos um ranking dentre os dados fornecidos, considerando a necessidade de cada empresa, sendo assim, o fato de ter os pré-requisitos, não garante sua aprovação automática para as próximas etapas.

    Dicas para você: tenha muita atenção no preenchimento das informações ao se inscrever e procure conferir todos os dados antes de finalizar a sua inscrição no processo seletivo.

     

    ETAPA ONLINE

    teste online

    Pra que serve: a etapa consiste em avaliar os candidatos inscritos, por meio de testes que normalmente são enviados via e-mail ou disponibilizados através de plataformas ou softwares específicos. Exemplos de testes online utilizados na Cia de Talentos:

    – T.E.R.P. – Teste de eficiência na resolução de problemas;

    – Talent Up – Teste de inglês;

    – Produtos FIT  (First Individual Trial) – Teste de aderência aos valores/cultura da empresa.

    O que é observado: esta fase do processo seletivo permite avaliar o candidato de forma objetiva. São utilizados testes para avaliar a habilidade na resolução de problemas, a aderência aos valores da empresa, idiomas ou para avaliar algum conhecimento técnico específico.

    Dicas para você: fique atento aos prazos para realização dos testes. Leia a mensagem de convocação até o final e escolha o melhor local e horário para realizar esta etapa do processo. Isto porque, uma vez que você tenha concluído os testes, não será possível reiniciá-los ou refazê-los

     

    CYBER INTERVIEW

    HEADSET

    Para que serve: consiste em uma entrevista virtual. O recurso utilizado é uma webcam e áudio, dando ao processo, agilidade sem perder a qualidade e foco de investigação.

    O que é observado: a entrevista visa aprofundar as informações declaradas na inscrição e/ou currículo. Geralmente há um roteiro construído com base nas competências importantes para a vaga, o qual será utilizado pelo avaliador(a) para conhecer você melhor.

    Dicas para você: certifique-se sobre o funcionamento da conexão, webcam e áudio. Faça o teste de acesso à internet antes da entrevista começar, verifique se a webcam está ligada corretamente em seu computador e verifique como está o funcionamento do microfone/áudio. Sugerimos o uso de fone de ouvido com microfone para evitar retornos (ecos).

    Cuide também da sua imagem pessoal porque aparecerá para os avaliadores via webcam. Do mesmo modo, tenha cuidado com ambiente que utilizará para realização da entrevista, porque é importante que você esteja tranquilo e não sofra interferências de barulho ou pessoas que atrapalhem a sua concentração.

     

    E A ETAPA PRESENCIAL?

    dinâmica

    Para que serve: normalmente tem a duração de aproximadamente 4 horas e nesse momento a empresa apresenta o programa e as áreas que estão com as vagas abertas. A estrutura dessa etapa pode mudar de organização para organização, mas geralmente o modelo adotado é a dinâmica de grupo.  Nessa técnica o candidato faz uma apresentação pessoal, e em seguida realiza uma atividade em grupo, que pode variar entre: a resolução de um problema, discussão de um case, game ou um jogo de tabuleiro.

    O que é observado: as atividades propostas nesta fase do processo permitem avaliar o desempenho de cada candidato durante o trabalho em equipe. São observados comportamentos e competências necessários à vaga.

    Dicas para você: fique atento às informações de data, horário e local. Procure chegar ao local em que será realizada a etapa presencial com pelo menos 15 minutos de antecedência. Evite atrasos.

     

    OUTROS FORMATOS QUE PODEMOS ENCONTRAR ALÉM DA DINÂMICA DE GRUPO:

    entrevista

    Check Up de Competências

    Nessa etapa, a dinâmica de grupo tem um tempo mais curto, de aproximadamente 2 horas, pois na sequência o candidato realiza uma entrevista individual, com foco nas competências. Lembra que já falamos sobre competências?

    Entrevistas Coletivas

    Nesta fase, novamente as competências estão evidenciadas. Normalmente a entrevista é conduzida por alguns avaliadores, sendo eles: gestores, superintendentes, diretores e integrantes do RH. Como o nome diz, você poderá contar com outros candidatos  no mesmo ambiente. Cada um terá o seu tempo e espaço para as respostas.

    Painel de Negócios

    Se caracteriza por ser uma atividade parecida com uma dinâmica de grupo, mas normalmente, já separada por áreas de atuação e/ou cursos específicos, e na maioria das vezes, conta com a presença de gestores da empresa como avaliadores, junto ao RH.

    E o que é Assessment Center?

    É uma etapa que combina várias técnicas de seleção (painel de estudo de caso, entrevista individual e outras) que ocorre normalmente em uma manhã e tarde. A participação ativa de gestores da empresa (gerentes, diretores e até presidentes) é comum nesta etapa.

    Entrevista Final

    Em geral, realizada pelo Gestor da Vaga, esta etapa consiste na validação final das competências necessárias ao cargo. A Entrevista é uma oportunidade de você apresentar-se com mais detalhes pessoais, informações acadêmicas ou experiências profissionais.

    Percebeu a preocupação das empresas na estruturação das etapas do processo seletivo?

    Validar competências necessárias e conhecer você além do currículo é muito importante. Afinal, você não quer fazer a escolha errada, do mesmo modo que a empresa também que ser assertiva na contratação.   Então, quando for participar de um processo, prepare-se, fique atento, pesquise sobre a empresa e invista tempo na sua preparação para cada etapa do processo seletivo!

    por Fabiana Brito e Jéssica Quaglia
    Consultoras de Processos Seletivos da Cia de Talentos

  • Compartilhe:
    Tags: