• Curso a distância ou presencial? A melhor opção depende de você!

    2 Jul 2015
  • Conseguir tempo para tudo o que queremos fazer é uma das maiores dificuldades nos dias atuais. Temos que conciliar uma rotina que envolve estudo, trabalho e vida pessoal. E os jovens, como ficam no meio disso tudo?

    Definir a modalidade de ensino (a distância ou presencial?) não é uma tarefa fácil, afinal a escolha vai nos acompanhar por um bom tempo. Um passo em falso e o universitário pode desistir por falta de motivação para estudar. A principal diferença entre as duas modalidades é o perfil do aluno, ou seja, os hábitos dele.

    O ensino presencial é uma modalidade de educação tradicional e que apresenta bons resultados. É aquela em que o aluno é ouvinte, e conta com o apoio do professor para tirar as dúvidas imediatas e para monitorar o desempenho nos estudos. Além do professor definir 100% da programação das aulas, os alunos ainda contam com a companhia de outros colegas que auxiliam nos estudos e trocam aprendizados de forma instantânea.

    O EaD é uma modalidade que vem crescendo muito no Brasil (e no mundo), principalmente a partir de 2010 e cumpre um papel importante que supre uma grande necessidade na educação do país: a relação custo x benefício. Já é possível fazer cursos a distância em quase todos os níveis de ensino: médio e técnico, graduação, especialização e cursos profissionalizantes.

    Através do EaD também é possível conquistar um diploma no exterior. Universidades reconhecidas internacionalmente como MIT e Harvard oferecem cursos a distância. A principal vantagem desta opção é ter um diploma internacional com um gasto infinitamente menor do que se você tivesse que viajar para a sede da faculdade.

    Estudantes do mundo inteiro são aceitos nos cursos a distância. Mas as aulas são ministradas nas línguas oficiais dos países. No caso do inglês, os brasileiros devem comprovar proficiência por meio de um exame oficial (Toefl ou Ielts, por exemplo). Essa condição é pré-requisito para a faculdade aprovar o candidato, já que os trabalhos, monografias e provas serão cobrados no idioma.

    Em sites como o Coursera, Veduca e Khan Academy é possível encontrar cursos gratuitos livres e de nível superior, todos com certificados reconhecidos. Experimente!

    A grande vantagem é permitir que o aluno consiga assistir às aulas a qualquer hora, assim conciliando os estudos, trabalho e lazer. Além disso, cada aluno pode montar sua rotina, preenchendo os espaços livres na sua agenda, com aulas online ou via satélite, e a presença em aulas sendo contabilizada através de atividades e trabalhos. Por outro lado, os alunos que optam por esta modalidade fazem um curso solitário, não tendo contato “olho no olho” com o professor e nem o convívio diário com os colegas de classe, e assim, tendo que estudar sozinhos.

    Algumas pessoas acham que o ensino EaD é mais fácil, mas isso não é verdade. Os cursos a distância, assim como os presenciais, têm provas, trabalhos, frequência, notas mínimas e repetência, exigindo tempo e dedicação. Para muitos estudantes, contudo, a modalidade é mais fácil porque oferece mais liberdade para estudar em um ritmo diferente do tradicional.

    Para fazer um curso a distância, o aluno deve desenvolver algumas características que o mercado julga essenciais como: iniciativa, disciplina, organização, conhecimento de tecnologias e planejamento.

    Entenda as principais diferenças:

    tabela ead

    *Fonte: Guia do Estudante

    Importante lembrar que o diploma obtido em um curso a distância tem o mesmo valor legal daquele obtido em aulas presenciais, não havendo nada que diferencie um do outro.

    Apesar das diferenças, as duas modalidades de ensino, se bem conduzidas e orientadas, ajudam na construção da educação por parte de professores, tutores e alunos. Caso queira saber se o curso que almeja é reconhecido, o MEC (Ministério da Educação) mantém uma lista oficial de instituições de ensino autorizadas a oferecer cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu  a distância, o que pode ser consultado em seu site.

    Faça uma boa escolha e bons estudos!

     

    Jaqueline Santos,
    É analista sênior da Cia de Talentos e tem como principal expertise Atração de Candidatos.

     

  • Compartilhe:
    Tags: