• Trailers e spoilers da vida profissional

    20 May 2016
  • Você já parou para pensar que a hora da pipoca e diversão também pode te inspirar na vida profissional? Pois é, há momentos na vida que parecem trechos de filmes ou seriados, existem também cenas da ficção que nos inspiram a construir sonhos e dar passos importantes em nossa própria trajetória…

    Vamos imaginar a seguinte situação: você está na faculdade e descobre que na grade de aulas terá um professor que trabalha em uma empresa renomada na área que você gostaria de atuar. Na primeira aula, esse professor propõe o desafio a seguir: os cinco melhores alunos irão ter a oportunidade de trabalhar com ele e o que tiver mais destaque será contratado.

     

    Você é um dos alunos escolhidos e a partir de então tem diferentes oportunidades para colocar em prática aquilo que aprendeu na teoria. Pode parecer ficção, mas é exatamente o que retrata o seriado ganhador de vários prêmios How to get away with murder. Além da concorrência natural entre os escolhidos, a série traz em sua trama o envolvimento da vida profissional com a pessoal e diferentes estratégias de comportamento para solucionar problemas.

     

    mast-selfridge-icon-series

    Ainda falando de estratégia e leitura de cenário para os desafios profissionais do dia a dia, não podemos deixar de lado Mr. Selfriged. Uma série britânica que narra a vida do empresário e sonhador, Harry Gordon Selfridge (Jeremy Piven), um americano que, no início do século XX, conquistou o velho mundo com a criação e expansão dos grandes armazéns Selfridges.

     

    vinyl

    Para os amantes do rock que acreditam que o tema só pode fazer parte da vida pessoal, Vinyl é uma das séries que vem para quebrar paradigmas. Criada por três grandes diretores, Martin Scorsese, Terence Winter e Mick Jagger, a impecável direção de fotografia da série  nos transporta, ao lado de Richie Finestra (Bobby Cannavale), para as décadas de 60 / 70 e nos faz viver novamente a revolução da indústria musical americana.  Ao longo da trama, o empresário tem que lutar para salvar sua gravadora, a American Century Records, sem destruir ninguém pelo caminho. Em meio a conflitos de interesse e desafios com os concorrentes no mercado, aprendemos a história do Rock e de grandes artistas.

    Rock não é seu tema preferido? Então, sugiro assistir a série Mad Men, que conta a história de Don Draper e seu dia a dia agitado em uma agência de publicidade. A trama fala também dos desafios da mulher no mercado de trabalho e sobre inovação.

    Apesar do grande sucesso dos seriados, os filmes ainda possuem seu espaço garantido como fonte de diversão e inspiração para a vida profissional.

     

    diabovesteprada

    Para quem ainda não viu, vale a pena assistir o super conhecido Diabo Veste Prada e para quem já viu, vale rever com um novo olhar. A aspirante a jornalista, Andrea “Andy” Sachs, interpretada por Anne Hathaway, sai da Universidade Northwestern e mesmo sem ter muito interesse pelo segmento de moda, consegue o emprego dos sonhos de muitas garotas. Ela se torna assistente pessoal júnior da editora-chefe da revista Runway, Miranda Priestly, interpretada por Meryl Streep. Entre os desafios de trabalhar em uma área que não é a que mais ama, ela desenvolve competências e habilidades que a levam para o trabalho que deseja.

     

    CAPA33

    Deixando seu papel de assistente na revista, Anne Hathaway, protagoniza outro filme na mesma linha, porém dessa vez como Jules Ostin, a criadora de um bem-sucedido site de venda de roupas. Em O Estagiário,  Anne Hathaway, tem como estagiário e braço direito, Ben Whittaker, um senhor de 70 anos vivido por Robert De Niro. A diferença de idade e experiência dos dois faz do filme uma comédia que ilustra a diversidade dos ambientes de trabalho atuais. Além de trazer também os desafios do empreendedorismo e de novos mercados em ascensão.

     

    cartaz-oficial-em-portugues-do-filme-hitchcock-longa-sobre-o-aclamado-diretor-homonimo---poster-nacional-1361925492880_1920x1080

    Por fim, seguindo uma linha não tão óbvia, o filme Hitchcoock, dirigido por Sacha Gervasi e baseado no livro “Alfred Hitchcock And The Making Of Psycho”, conta as estratégias criativas que o diretor utilizou para a produção independente do filme Psicose, após a recusa dos estúdios para investir em sua obra. O longa traz muitas metáforas sobre os desafios de uma carreira de sucesso e demonstra como a criatividade pode driblar dificuldades para implementar grandes ideias com baixo orçamento.

    Independentemente do seu gosto por filmes ou séries, eles podem ser uma fonte de inspiração e reflexão para o seu crescimento profissional. O melhor de tudo isso é encontrar o estilo que você mais gosta e aprender se divertindo. De fato, muitas vezes eles podem ser o trailer ou o spoiler para o seu novo desafio profissional.

     

    Dica: Sempre que possível, tente se colocar no lugar das personagens, se imagine em diferentes papéis em uma cena, isso te ajudará a enxergar novas situações de forma mais ampla, mais imparcial.

    PS: assistiu algum filme ou série que te inspirou? Compartilhe com a gente! Quem sabe aproveitamos a sua sugestão para um próximo post?

     

    Por Gabriela Telles, Designer do Grupo DMRH

  • Compartilhe:
    Tags: