• O que você fez por sua carreira hoje?

    19 Nov 2013
  • Você está lá, nos seus primeiros anos da faculdade e de repente bate uma dúvida enorme….como ingressar no mercado de trabalho? Quais são as minhas opções?

    Te garanto que essa incerteza não é só sua, e definitivamente você não está sozinho nessa! Hoje em dia, sua entrada no mercado pode vir no formato de estágio, trainee, projetos pontuais, dentre tantas outras possibilidades…..Mas o que pode te ajudar nesse processo?
    Depende.

    Pois é…..depende do que você quer buscar pra você: um caminho dentro de uma empresa? Uma carreira empreendedora? Um vínculo mais autônomo? Uma carreira executiva?
    Se eu pudesse dar uma dica seria: corre atrás e descobre o que mais te atrai. Pesquise e converse com pessoas de diferentes ramos, explore os diferentes caminhos possíveis. Hoje, felizmente, você pode encontrar carreiras admiráveis em locais muitas vezes inusitados: em pequenas empresas, em start-ups, em consultorias que se conectam em rede para atender clientes e por aí vai. E você também pode encontrar carreiras super bacanas em empresas grandes, nacionais ou não. O que une todas as opções: quem está lá, no lugar que você admira, arregaçou as mangas e assumiu as rédeas da própria carreira. Aquele papo de “ser protagonista” que talvez você já tenha escutado de algum professor, ou lido em alguma reportagem, de fato é verdade. Independentemente de onde você optar trilhar seu caminho, uma coisa é garantida: nada virá formatado, previsível, programado e controlado. Suas prioridades vão mudar, seu gestor, seu colega, seus projetos vão mudar…..e você vai mudar mais ainda! Antecipe e gerencie as mudanças que você quer ver em você mesmo.

    Depois de atender muitos profissionais em processos de orientação de carreira e coaching, e acompanhar carreira de incríveis pessoas que hoje influenciam e inspiram outros, te digo que nenhuma delas ficou esperando a oportunidade bater na porta. Todas elas tentaram, erraram, aprenderam, e voltaram a tentar. Mas nunca deixaram de cuidar de si e da sua própria carreira. Se você está pensando no que acumulou no seu CV só no momento de entrevistas, alerta vermelho! Cuidar da sua bagagem, do seu legado, do seu valor profissional é que nem musculação….não adianta fazer só de vez em quando, quando o verão está chegando. É um trabalho contínuo, que envolver ler, estar antenado com o mercado, com a economia, com as tendências, com a política. Envolve também ter clareza de quais habilidades estão te faltando, e quais você domina com excelência. Envolve você se relacionar com pessoas de diferentes áreas, com diferentes conhecimentos que possam te acrescentar.

    A lista pode parecer grande, mas não precisa ser pesada, muito menos chata. Ela pode ser tão natural, que faz em seu dia a dia sem perceber….é um blog que você acompanha, é um post no twitter que chamou sua atenção, é uma conversa com um amigo que te acrescentou, é uma situação que te desafiou. Mas é importante estar aberto e buscar esse tipo de experiência…..afinal, quem vai ser responsável por colher os frutos disso, ou não, é você. Certo? Portanto, pense….o que fez por sua carreira hoje?

    por Halina Matos
    Especialista em Carreira e Desenvolvimento da Cia de Talentos

  • Compartilhe:
    Tags: