• 3 Motivos para se dedicar ao TCC

    18 Mar 2015
  • Na minha opinião, é quase impossível “colocar o pé na faculdade” e não pensar que só tiraremos o pé dela quando entregarmos o nosso trabalho de conclusão de curso. Você também tem essa sensação?

    Para alguns, ele – o TCC – parece um monstro no fim de uma estrada escura. Para outros, é apenas mais uma barreira a ser ultrapassada (talvez um pouco mais trabalhosa do que as demais). A verdade é que, às vezes, por conta do mito que envolve o “tão temido e esperado TCC”, muitos estudantes acabam não aprendendo tudo o que podem com ele.

    Assim como todos os elementos da vida universitária tem o papel de preparar o estudante para a vida e para o mercado de trabalho, com o TCC não é diferente. Ele é aplicado de diversas formas em diferentes instituições de ensino e, seja ele individual ou em grupo, está ali, no final do curso, para testar e para, de maneira maior e mais complexa, expor o estudante a uma situação na qual ele tenha que agir de maneira organizada, respeitando prazos, buscando soluções, acolhendo orientações, desenvolvendo a capacidade de síntese, de pesquisa, de disciplina, entre outros aspectos.

    Embora o TCC tenha este nome é um erro entendê-lo apenas como um trabalho que deve ser feito para se concluir o curso. É importante vivenciá-lo de maneira intensa e se dedicar, para não correr o risco de ser devorado por ele (a disciplina e o comprometimento com esta atividade é o que faz diferença e o que evita que este trabalho derradeiro no final da jornada universitária, não se torne o monstro no fim da estrada escura).

    Mas afinal? Por que se dedicar ao TCC e como a escolha do tema  pode ajudar na sua carreira? Abaixo, separamos 3 motivos que podem te ajudar a pensar melhor sobre o assunto:

    #1 – O TCC simula a realidade e ensina na prática:

    Repito: este trabalho expõe o estudante a uma situação na qual é necessário lidar com prazos, com a busca por resultados, com planejamento, com a análise de dados, com o feedback constante (seja do orientador ou dos colegas que fazem parte da equipe). É sim, um trabalho de superação e embora possamos ler diversos livros que nos ensinem a lidar com tudo isso, ainda assim, não há nada mais efetivo e que ensine mais do que a prática.

    #2 – Garante experiência de vida e profissional:

    Em muitos casos, o TCC funciona como um item de um portfólio pessoal. Para os cursos ligados à comunicação, por exemplo, ele pode ser uma vitrine do que o universitário já fez e sabe fazer. Em outros casos, o fato do estudante já ter pesquisado a fundo sobre um determinado tema, pode ser um diferencial. Não é um trabalho que fica na faculdade, mas que levamos pra vida, como uma bagagem que podemos abrir a qualquer momento e utilizar para compartilhar um pouco do que sabemos e da experiência pela qual passamos ao tê-lo feito.

    #3 – A escolha do tema faz toda a diferença:

    Escolher um tema interessante de trabalho pode ser importante por dois principais motivos:

    A) desenvolver por um ano inteiro (ou mais) um trabalho com um tema que não é interessante ou que não agrade a maioria (no caso dos trabalhos em grupo) pode ser desmotivador. É importante sentir-se satisfeito não apenas depois que o TCC é aprovado, mas sentir-se feliz com o tema escolhido dá ânimo e não há nada como trabalhar animado.

    B) construir um trabalho com um tema que nos agregue, ajuda a ter domínio sobre aquele assunto, amplia o mapa mental, a capacidade de argumentação, dá propriedade sobre alguns conceitos etc.

    Eu também passei pelo TCC e tive receio de ser engolido por ele, mas o compromisso com o planejamento, a identificação com o tema, a sintonia com os membros de equipe (buscada e cultivada com frequência), a troca de ideias, o respeito à direção dada pelo orientador e a certeza de que aquele trabalho seria lembrado para sempre, foram determinantes para que ele pudesse ser desenvolvido sem pressa, com cuidado e para que eu pudesse viver todos os ensinamentos que um trabalho assim proporciona.

    A você que está passando por esta etapa da faculdade, recomendo que se organize! Trabalhe muito para fazer um bom TCC, mas aproveite-o também, aprendendo com ele. Tenho certeza que valerá a pena!

    por Luís Maurício Sant’Ana Silva 
    Consultor de Processos Seletivos da Cia de Talentos

  • Compartilhe:
    Tags: