• Sras e Srs, orgulhosamente apresento…EU

    27 Nov 2013
  • Como posso me preparar para uma etapa presencial? Como torná-la uma experiência positiva?

    Primeiro vale entender que todas as atividades propostas no dia de sua dinâmica são importantes e foram desenhadas pensando em conhecê-lo melhor naquele tempo previsto.
    Sabendo disso, como você pode aproveitar bem cada atividade? Segue abaixo algumas dicas para explorar da melhor forma possível cada atividade prevista:

    Apresentação Pessoal – ao contrário do que muitos imaginam, este é sim um momento para aproveitar a seu favor! Então, vale se preparar! Algumas informações geralmente você sabe com maior facilidade, como nome, curso, faculdade, ano de conclusão etc, mas ainda que saiba bem todas elas, você pode investir esforços na forma de exposição das mesmas, apresentando-se com maior segurança e fazendo uma boa “venda” inicial de seu perfil comportamental! Dica legal: treine em casa! Vale falar com pai, mãe e até mesmo na frente do espelho. Caso receba uma pergunta no dia da atividade, ou ainda como pré tarefa, considerando que você já pesquisou sobre a empresa e seu segmento, busque responder como se sente genuinamente sobre o assunto. “Colocar no papel o pensamento” e utilizar o que escreveu ajuda! Mas não vale somente ler! Se for uma pré tarefa, trabalhe com o tema escrevendo um texto inicial, depois reúna as principais idéias que considera mais relevantes explorar e que irá despertar maior interesse dos observadores para que possam conhecê-lo ainda mais! Treine, pratique em casa e apresente no dia!

    Atividade de Grupo – neste momento muitas vezes você será distribuído em grupos aleatórios de trabalho com pessoas que não conhece, então como aproveitar cada minuto? Esteja de fato presente na atividade! Por que escrevo isso? Por que muitas vezes você pode ficar mais preocupado com quem está observando ou até mesmo com o que falar ou em falar simplesmente! Mas isso é o que esta sendo visto? Não! O que está sendo observado é o conteúdo apresentado, bem como características presentes em suas falas e comportamentos na atividade de grupo. Por isso, se possível, aja sempre naturalmente! Seja você mesmo! Isso dará mais força sempre que conseguir se expor! Fale quando considerar importante e busque seu espaço! Mas respeite seu limite e estilo de atuação em grupo.
    Se é uma pessoa mais reservada e prefere primeiro ouvir para depois falar, seja você mesmo!
    Se é uma pessoa falante e prefere iniciar falando para “refletir” sobre o assunto em voz alta, seja você mesmo!
    O que não vale? Não falar nada… isso poderá prejudicá-lo. Então, mesmo que pouco, sempre tente se expor minimamente durante a dinâmica, mas claro, respeitando seu limite!

    Apresentação da Atividade de Grupo – esta é aquela hora que pensamos: “Como todos os membros do grupo falarão em tão poucos minutos?!” Um ponto importante que já é bastante relevante é a capacidade de síntese e de exposição objetiva de idéias. Assim, neste momento foque nos destaques importantes daquilo que foi direcionado para você apresentar. Explore o tema de forma segura e objetiva lembrando que é importante respeitar o tempo dos demais membros do grupo. Todos precisam falar?! Isso dependerá da dinâmica estabelecida pelo grupo, mas lembre-se, vocês possuem apenas aquelas horas e atividades elaboradas para o dia para que os observadores do RH e da empresa possam conhecer todos um pouco mais, assim cada exposição, mesmo que “pequena” é sempre relevante. Dica Importante: falar somente por falar não vale! O que vale é contribuir de fato com a produção do trabalho do grupo!

    Perguntas dos Observadores – Neste momento de perguntas o que pode estar sendo observado é sua habilidade de lidar com imprevistos e situações não planejadas, assim, saber sobre o negócio da empresa e o segmento de atuação podem dar base para sentir-se melhor preparado para possíveis questionamentos que surgirem. E todos precisam responder? Não! Mas fale sempre que perceber que é possível contribuir na atividade! E quando você não souber a resposta? Você também pode reconhecer que não pensou no assunto ou que não tinha visto daquele ponto de vista, reconhecer que sempre há mais para se aprender e se aprofundar é uma realidade presente em um ambiente de trabalho!

    Fechamento da atividade ou feedback em grupo – Todos precisam falar?! Não, mas é um momento bacana para conhecer seu estilo de relacionamento interpessoal e qual sua habilidade em lidar com pessoas diferentes. Este momento é pensado, muitas vezes, para que exista troca entre os participantes do dia e que todos saiam verdadeiramente enriquecidos da atividade. Neste caso sua habilidade de comunicação e possível potencial de liderança também podem estar sendo observados, então tente aproveitar o momento!

    Uma última dica importante: Comece com energia e termine com energia! Começar com todo o gás e aos poucos ir perdendo o “pique” não vale! Mantenha, se possível, o mesmo nível de energia em todas as atividades! Isso mostra muito de como será sua dinâmica de trabalho no dia a dia!
    Sempre existe espaço para pessoas de diferentes estilos e é importante que a pessoa certa seja “encaixada” na posição certa e ainda, na empresa certa! Afinal, ficamos boa parte do nosso dia e de nossas vidas no ambiente de trabalho, assim é melhor tentarmos acertar na escolha, não?!

    Boa sorte e sucesso!

    por Viviane Camerlingo
    Consultora Head de Processos Seletivos da Cia de Talentos

  • Compartilhe:
    Tags: