• Quanto vale um diploma?

    28 Jun 2013
  • Certamente, se você é estudante universitário ou pensa em ingressar em uma universidade você já deve ter feito esta pergunta. Quanto vale um diploma? Será que um curso de graduação ou um curso técnico garante um emprego?

    O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Logo, posso dizer que uma graduação, um curso técnico ou mesmo uma pós-graduação podem ser fundamentais no alcance dos seus objetivos profissionais. Não importa a direção que você quer dar na sua trajetória profissional, mas ter qualificação é fundamental. Notamos que o mercado de trabalho exige sim do profissional conhecimento e por isso a graduação superior ou um curso técnico certamente agrega valor ao seu currículo. As empresas reconhecem que o conhecimento é um fator de destaque no mundo competitivo e manter-se atualizado é um diferencial para conseguir um bom emprego.

    Segundo o último censo do IBGE, a graduação pode ser o passaporte para o emprego. O nível de ocupação das pessoas com 25 anos ou mais de idade cresce na medida em que sobe também o grau de instrução dos trabalhadores. Do total que tinha nível superior completo, 81,7% estavam empregados em 2010, sendo que entre os homens, essa proporção chegou a 86,6%, e entre as mulheres, ficou em 78,2%.
    Ou seja, se você possui um diploma a chance de ficar fora do mercado de trabalho é menor se comparado ao profissional que não tem. Porém, é importante você lembrar que o diploma não garante o emprego. Além da formação técnica, você precisa reunir as competências comportamentais que o mercado procura, entre elas podemos citar: trabalho em grupo, foco em resultado, flexibilidade entre outras.

    Candidatos que já fizeram algum estágio estão a um passo na frente para conseguir um bom emprego, pois demonstra interesse no desenvolvimento profissional. Logo aproveite o tempo que está na Universidade e procure por estágios, trabalhos voluntários, empresa júnior, atividades de iniciação científica, enfim, coloque em prática conhecimentos adquiridos no ambiente acadêmico.

    Outra dica: ter um networking fortalecido. Participe de palestras, congressos e seminários de sua área para trocar informações e descobrir oportunidades profissionais. Fortaleça sua rede de contatos, o famoso networking!

    por Ana Carolina Gomm
    Consultora de Processos Seletivos da Cia de Talentos

  • Compartilhe:
    Tags: