• Por que não fui aprovado nas etapas online?

    6 May 2013
  • Por que não eu?

    Conheça alguns motivos de reprovação dos candidatos nas etapas online dos processos seletivos de trainee e/ou estágio:

    Leitura desatenta da página de inscrição
    Muitas vezes o candidato se inscreve em um processo seletivo sem ler com atenção os pré-requisitos que serão considerados: curso de graduação, data de conclusão, nível do idioma, disponibilidade para viajar ou residir em outra cidade/estado/país.

    Preenchimento desatento dos dados da ficha de inscrição
    Muitas vezes o candidato não percebe que não atualizou o seu nível correto do idioma na ficha de inscrição, ou ele preencheu a data errada da conclusão do curso ou declarou que não poderia viajar pela empresa e estes eram critérios importantes para aquele processo seletivo.

    Preenchimento desatento às respostas das perguntas abertas
    Na ficha de inscrição de muitos processos seletivos são colocadas perguntas abertas com intuito de checar uma primeira identificação do candidato com a empresa requisitante. Alguns candidatos, por falta de atenção, preenchem estas respostas utilizando nomes de outras empresas ou apresentando muitos erros de gramática e concordância verbal.

    Ranking de candidatos
    Apenas apresentar os pré-requisitos da vaga não vai garantir sua aprovação para próximas etapas. Muitas vezes são feitos rankings de todos os candidatos que apresentam os pré-requisitos e são priorizados dados e respostas considerados importantes para aquela vaga. Ou seja, em alguns casos, não é que você não tem o que foi solicitado, é que outros candidatos apresentam um conjunto de dados (formação, idioma, pósgraduação) e informações que se aproximam mais do perfil solicitado pela empresa.

    Tecnologia
    Toda etapa online está sujeita ao bom funcionamento do computador, da internet, do microfone, da webcam, do skype, entre outros. É recomendado que o candidato teste antes qualquer recurso que será necessário para realização da etapa e que não deixe isto para a última hora. O maior problema não é a não realização da etapa, porque há sempre alternativas. O que pode atrapalhar o candidato é a possibilidade do mau funcionamento de algum destes recursos gere ansiedade ou nervosismo e impacte no seu desempenho final.

    por Renata Magliocca
    Gerente de Inovação da Cia de Talentos e Co-autora do livro “Carreira: você está cuidando da sua?”

  • Compartilhe:
    Tags: