• Não rasgue sua reputação!

    18 Sep 2014
  • Quando jovens ingressam em um processo seletivo, não querem apenas um emprego, estão buscando uma carreira cheia de desafios e possibilidades, não é mesmo? Afinal, 58% dos jovens possuem uma empresa dos sonhos onde gostariam de trabalhar. Não é por menos que, nos últimos cinco anos, a busca do termo “realização profissional” no Google cresceu mais de 114%.

    Assim, fica fácil entender o quanto pode ser difícil para os jovens candidatos decidirem se irão ou não continuar dentro de um processo seletivo quando chegam suas etapas finais. Quem já passou por essa situação sabe como é ficar imaginando se aquela empresa será uma boa opção de trabalho, certo? A dúvida pode nos fazer confirmar a presença na dinâmica ou entrevista e depois, na última hora, escolhermos que é melhor não comparecer.

    O nível de interesse na vaga, a reputação da empresa, a experiência durante as etapas anteriores, compromissos conflitantes ou mesmo imprevistos, podem impactar nessa escolha. O que muitos jovens não sabem, porém, é como faltar em uma entrevista ou dinâmica confirmada pode impactar a sua carreira e a de outros jovens.

    Os processos seletivos de maior sucesso, e que todas as empresas buscam, são aqueles onde o candidato se identifica com a empresa, seus valores e perfil. A empresa, por sua vez, seleciona esse jovem por acreditar que ele realmente tem o potencial que estão procurando. Por isso, quando você confirma sua participação em uma etapa da seleção, está na verdade confirmando seu interesse na empresa.

    Por outro lado, quando não desmarca o compromisso e falta na entrevista ou dinâmica marcada, demonstra falta de planejamento e compromisso, além de uma desconsideração com os outros participantes; pois além de perder a oportunidade, tirou a chance de outro candidato participar do processo seletivo. Uma tremenda falta de consideração, concordam?  Pois, o entrevistador  investiu tempo e dinheiro apenas para conhecê-lo e ficou esperando.

    Querendo ou não, isso fará parte da sua reputação profissional, já que pode querer trabalhar nessa empresa mais tarde em sua carreira ou porque os profissionais que estão te avaliando hoje, podem, amanhã, trabalhar na empresa dos seus sonhos. Sabe quando temos a impressão que o mundo é muito pequeno? Isso vai acontecer muito ao longo de sua carreira.

    Entendemos, entretanto, que faltar no processo pode ser  devido a um problema pessoal ou mesmo devido a um outro compromisso conflitante. Neste caso, além de avisar que não irá comparecer, podemos tentar remarcar a entrevista ou dinâmica, para que ninguém perca uma boa oportunidade .

    Não importa qual seja o motivo para não ir a uma dinâmica ou entrevista, o  melhor caminho é sempre informar a equipe de seleção a sua decisão. É simples, em cinco minutos você fala com a gente. Isso demonstra maturidade, responsabilidade, além de compromisso com os outros e com a própria carreira e imagem pessoal.  Além disso,  sabendo o motivo da desistência, podemos continuar a mapear processos mais alinhados com os jovens.

    A Cia de Talentos é responsável por processos seletivos de muitas das empresas mais conceituadas no Brasil e está acostumada a apoiar jovens talentos em sua busca pela realização profissional. Como fazemos isso? Contamos com uma equipe que se realiza fazendo o sonho dos jovens se tornarem realidade. Por isso, caso tenha alguma dúvida sobre o seu processo seletivo ou problema em comparecer na etapa agendada, nos procure. Teremos prazer em ajudá-lo a tomar essa importante decisão!

    por Bruno Guenka
    Gerente de Projetos da Cia de Talentos 


     

  • Compartilhe:
    Tags: