• Etapa Online para…???

    22 Oct 2013
  • Se você já participou de um processo seletivo, conduzido ou não pela Cia de Talentos, já deve ter se perguntado para que servem os testes online e porque eles são aplicados, certo? Quando analisamos os processos seletivos de estágio e trainee, estamos falando de projetos que atingem muitos candidatos e não avaliam experiência profissional anterior. A partir disso, o desafio é: como avaliar com uma mesma régua todas essas pessoas, levando em consideração de que elas são de vários lugares, inclusive de outros países? É para solucionar parte desse dilema que surgem as etapas online que se propõem a avaliar de forma virtual um volume de pessoas, em um “curto” período de tempo e a partir de um critério único. A maioria dos testes online avalia conhecimentos específicos (inglês, espanhol, Excel, etc) e aderência à comportamentos e valores (liderança, trabalho em equipe, foco no cliente, etc). O ideal é que a etapa online seja uma prévia da etapa presencial, ou seja, que os mesmos itens sejam avaliados mesmo que com ferramentas e formas bem diferentes. Sabemos que os testes geram muitas dúvidas e curiosidades, não é mesmo? Fizemos, então, uma lista de itens que podem ajudar a você entender melhor as ferramentas que nós da Cia de Talentos usamos nas etapas online:

    Testes que avaliam conhecimento específico: TALENT UP e T.E.R.P (Teste de Eficiência na Resolução de Problemas)

    – O que o Talent Up e o T.E.R.P avaliam?
    O Talent Up avalia o seu conhecimento no idioma inglês, já o T.E.R.P. avalia quatro tipos de raciocínio: Raciocínio Analítico ou de Síntese, Raciocínio de Inferência, Raciocínio Numérico e Raciocínio Espacial.

    – Por que eu sou aprovado em alguns processos e em outros não?
    Cada processo seletivo tem uma necessidade ou exigência de desempenho. Muitas vezes, a sua aprovação ou não depende da performance dos demais candidatos inscritos no processo porque utilizamos a metodologia do ranking (volume de candidatos interessados x volume de candidatos esperados para a próxima etapa).

    – Por que eu só faço uma vez o Talent Up e o T.E.R.P?
    Conhecimentos específicos como inglês e sua eficiência na resolução de problemas não são itens que você pode aprimorar em poucas horas ou dias. Fizemos um estudo com mais de 96.000 candidatos e identificamos que os candidatos que realizaram mais de uma vez os testes de raciocínio lógico ou de inglês em um curto período de tempo, tinham uma variação pouco significativa das notas e na maioria das vezes, até um decréscimo na nota e não um acréscimo, ou seja, o candidato ia pior a cada prova que realizava. Diante disso e do pedido da maioria dos candidatos, os dois testes passaram a ter validade de um ano a partir da data de preenchimento. Mas, se assim como nós, você também acredita que sempre é possível evoluir e aprimorar nossos conhecimentos, é possível solicitar que seu teste seja refeito, desde que comprove de alguma forma uma carga horária de estudos superior a 100 horas ou superior a 120 dias de estudos após a realização dos testes.

    Testes que avaliam aderência a comportamentos e valores: FIT QUIZ e FIT Challenge.

    – Como um teste pode avaliar meus comportamentos ou valores?
    A metodologia FIT foi desenvolvida pela Cia de Talentos e validada estatisticamente após diversas pesquisas e estudos de aplicação. O nosso objetivo é trazer para a etapa online o que avaliamos em uma entrevista, por exemplo. Claro que de forma diferente e com outra profundidade, mas o nosso foco é o seu autoconhecimento e as suas experiências pessoais, profissionais e acadêmicas já vividas e que caracterizam uma parte do que queremos conhecer sobre você.

    – Como os testes FIT’s funcionam?
    A proposta é avaliarmos a aderência de seu perfil x perfil da empresa. Ao realizar esses testes, você vai se deparar com o desafio de ter que tomar decisões diante de questões de múltiplas escolhas. Não se preocupe em tentar adivinhar a resposta certa, mas sim aquela com a qual você mais se identifica, ou seja, mais próxima ao que você realmente faria/fez em determinada situação.

    – Por que os FIT’s não são unificados como o T.E.R.P e o Talent Up?
    Cada empresa tem seu conjunto de valores e competências que compõem um perfil e que esse conjunto é único, assim como você. O grande objetivo de nossos processos seletivos é conectar pessoas e empresas que compartilham dos mesmos valores e competências e o FIT veio para nos ajudar a concretizar isso. Por essa razão, fazemos FIT’s diferentes para cada um de nossos clientes. Ao responder o FIT, suas respostas são traduzidas em uma pontuação e isso é um de nossos indicadores sobre sua aderência ao perfil daquela empresa e também uma das variáreis que compõem sua avaliação final.

    Ao final de cada FIT, compartilhamos com você uma tela de resultados. Nessa tela você visualizará uma prévia de seus resultados no FIT, mas lembre-se que ele sozinho não garante sua aprovação, pois ela depende de outras variáveis também, como o seu desempenho nos demais testes e o ranking já mencionado anteriormente.Cada processo tem um ranking que é único e diferente dos demais. Por isso, ser reprovado em um processo não significa de forma alguma ser reprovado em todos os processos. Sabe por quê? Esse resultado envolve múltiplos fatores, sempre conectados. É como passar no vestibular, você precisa se sair bem nos testes, na redação e nas questões dissertativas e seu resultado ainda depende também da faculdade que você escolheu, do curso, quantidade de inscritos e resultados dos seus concorrentes. Em nossos processos seletivos, o que acontece é muito semelhante. Ufa! Passada a etapa online, é chegada a hora das etapas presenciais. Esse será o tema do nosso próximo post, acompanhe!

    por Equipe de Inovação da Cia de Talentos

  • Compartilhe:
    Tags: