• 5 dicas valiosas para praticar inglês no seu dia a dia sem pagar nada por isso!

    19 May 2016
  • Hi!! How are you doing?

    Como todos nós já estamos carecas de saber, faz algum tempo que o inglês é muito importante na busca de uma boa posição no mercado, e ter o nível fluente é um diferencial que pode nos colocar diante de ótimas oportunidades de trabalho.

    Porém, algumas vezes mesmo quando temos domínio do idioma, não nos sentimos seguros para uma entrevista de emprego ou em situações em que precisamos estar em contato direto com a língua. Como tudo na vida, seu sucesso no domínio de inglês depende de muito esforço e muita prática.

    Hoje em dia muitas escolas de inglês oferecem cursos complementares de conversação, entre outros, que possibilitam que o aluno continue em contato com o idioma mesmo após ter terminado o curso ou ter voltado de um intercâmbio. Porém, às vezes por falta de tempo ou de dinheiro, deixamos de praticar e acabamos “enferrujando”.

    As dicas que vou compartilhar aqui são para você que já sabe inglês, mas quer se manter em contato com o idioma, para você que quer se aprimorar, praticar e também para você que não sabe inglês, mas quer começar a aprender. Todo aprendizado é válido, não é mesmo? Então vamos lá:

     

    1)    LEIA EM INGLÊS

    Todos sabem como é importante ler em inglês para praticar, porém às vezes não temos muito tempo. Você não precisa ler vinte páginas de um livro por dia, mas leia um pouco. Se não quiser ler livros, leia notícias de sites como o New York Times e o BBC News. Se você ler uma notícia que te interessa por dia, vai ver ao final de um mês quanto vocabulário você terá aprendido (visto que terá que procurar algumas palavras caso não seja fluente). E ainda por cima estará bem informado!

    Dica extra: O site News in Levels disponibiliza notícias em diversos níveis. Assim que entra no site você faz um teste de nivelamento que vai te mostrar em qual nível de inglês está. Se você é do nível básico, por exemplo, poderá ler notícias em inglês com uma linguagem simplificada, adequada ao seu nível de conhecimento.

     

    2)    ASSISTA FILMES COM LEGENDA EM INGLÊS

    Dessa forma você vai se acostumar com a velocidade com que os “gringos” falam, vai conhecer a pronúncia das palavras e de quebra ainda aprender expressões novas! Não fique interrompendo o filme para procurar a palavra quando não entender. Vá anotando tudo em um caderno e depois que o filme acabar procure uma por uma. No mais, tente entender o contexto.

    Dica extra: Aos poucos, vá tirando a legenda dos filmes. E assista sempre algo que te interesse muito! O site Ororo disponibiliza filmes em inglês com legenda.

     

    3)    BAIXE NO SEU CELULAR APLICATIVOS QUE ENSINAM INGLÊS

    Hoje em dia o celular virou praticamente uma extensão de nós mesmos, não é verdade? Por que então não trocar um pouquinho o Whatsapp e o Facebook por uns minutinhos dedicados a estudar inglês? Você pode fazer isso na fila do supermercado, na sala de espera do médico, a caminho de casa no ônibus. Existem vários aplicativos disponíveis, e alguns gratuitos, que podem te ajudar a praticar o inglês em qualquer lugar.

    Dica extra: Um dos melhores aplicativos gratuitos para estudar inglês é o Duolingo (disponível na PlayStore para Iphone e para Android). Através de uma plataforma gamificada, o Duolingo oferece ensino de diversos idiomas, e você vai acumulando pontos (lingots, como são chamados no Duolingo), subindo de nível e de fluência, o que torna o aplicativo muito mais interessante. Através dele você consegue aprender gramática, ouvir a pronúncia e praticar inglês todos os dias.

     

    4)    ESCUTE EM INGLÊS

    Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ficar escutando podcasts em inglês sem entender nada esperando que o nosso cérebro uma hora consiga compreender, é ineficaz. Escutar é imprescindível desde que você consiga fazer o link entre o que você escuta e o significado. A dica aqui é, pegue um texto adequado ao seu nível de inglês, estude o texto (procure as palavras que não entende, leia o texto muitas vezes até que consiga compreendê-lo totalmente). Depois que você já tiver escutado muitas vezes este texto, comece a estudar outro. Desta forma, você estará ajudando o seu cérebro a pensar em inglês, ouvindo a pronúncia correta das palavras e enriquecendo o seu vocabulário.

    Observação: Esta técnica é ensinada pelo professor de inglês Mairo Vergara. Se quiser conhecer mais sobre o seu trabalho, visite o site Mairo Vergara.

    Dica extra: Além de muitas outras informações legais que vão te ajudar no estudo de inglês, este site disponibiliza textos com áudio para que você possa praticar esta técnica => www.elllo.org

     

    5)    CONVERSE COM NATIVOS

    Converse, sem vergonha de errar. Uma das melhores formas de praticarmos a conversação é conversando com nativos. Isso porque eles costumam falar mais rápido, ter sotaque e utilizar gírias, o que é de grande utilidade para nosso aprendizado rumo à fluência. Como não é sempre que temos a disponibilidade de viajar para outro país para estar em contato com outras línguas, podemos e devemos aproveitar todas as possibilidades que a internet nos traz. Há diversos sites em que é possível conversar com estrangeiros e aperfeiçoar o seu inglês, você precisa apenas ir testando com qual se identifica mais. Minha dica é o site wespeke.

    E você? Tem alguma dica para compartilhar com a gente? Se tiver, deixe nos comentários, e bons estudos!! Bye bye!

    Simone Gomes é publicitária e analista de recrutamento da Cia de Talentos

  • Compartilhe:
    Tags: