• 5 dicas para falar bem em público

    10 Feb 2015
  • Que falar em público não é tarefa fácil todo mundo sabe, então, para te ajudar a melhorar essa habilidade, preparamos algumas dicas:

    1- Conheça bem o tema que vai tratar. Estude, se aprofunde e, o melhor dos mundos, faça você mesmo sua apresentação, desta forma você já constrói a linha de raciocínio e sabe o que vem antes e o que vem depois na sua fala;

    2- O público para o qual você vai se apresentar te dá muitas dicas sobre expressões e o tom que sua apresentação deve ter. Aliás, o tom é super importante para uma apresentação de sucesso: ser formal para um grupo de jovens ou informal em um grupo de executivos faz sua apresentação ser, no mínimo, inadequada;

    3- A impostação da voz também faz diferença! O espaço é grande? Pequeno? Há microfone? Falar alto num espaço pequeno é como gritar e falar baixo em um espaço grande é como se o palestrante fosse “engolido” pela plateia e pelo lugar. Cuidado!

    4- Bom humor é sempre bem vindo, afinal quem não gosta de dar risada? O ponto de equilíbrio do bom humor é ser engraçado sem fugir do tema, ou perder o foco, e sem ofender ninguém da sua plateia. Consegue? Se sim, siga em frente : )

    5- Sua aparência parece bobagem, mas todos irão fazer uma imagem sua assim que você começar a falar. Sua roupa, seu cabelo, sua postura, enfim, tudo diz muito sobre você. Sabe aquela roupa que quando você coloca no seu trabalho todo mundo elogia? Então, é ela! Uma roupa bonita, confortável, com “cara” de trabalho e que gera um impacto positivo nas pessoas.

    A última dica é: pratique! Não tenha medo, não fuja do microfone nem do palco. Falar em público é um exercício que nem sempre conseguimos praticar, então não perca as oportunidades que tiver, cada vez vai ser menos difícil até o momento que ficar fácil.

    por Areta Barros
    Consultora Head de Processos Seletivos da Cia de Talentos

    falar-em-publico

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • Compartilhe:
    Tags: