• Você vai nesse avião ou vai esperar o próximo?

    18 Jun 2014
  • Fazer ou não fazer intercâmbio? O que levar em consideração? E seu eu não tiver dinheiro suficiente? O intercâmbio pode ser uma experiência riquíssima se você aproveitar a oportunidade e entrar de cabeça. Só comprar a passagem, providenciar onde ficar, ir e voltar não lhe garante experiência nem será um diferencial na hora de entrar no mercado de trabalho.

    Há alguns anos atrás era comum jovens procurarem pelo intercâmbio por ser um diferencial e em alguns casos até um pré-requisito para ingressar em algumas empresas. Hoje em dia, com o aumento das possibilidades e maior acesso a esse tipo de oportunidade, o grande diferencial continua sendo o conhecimento de outros idiomas (principalmente o Inglês) e a forma como o jovem aproveita a experiência do intercâmbio e não simplesmente ter essa experiência no currículo como se estivesse cumprindo um check list de obrigações.

    Há algum tempo atrás o intercâmbio era uma das únicas formas de entrar em contato com uma cultura diferente. Hoje você pode ter uma experiência cultural riquíssima à distância de um click ou até mesmo indo dar uma volta no shopping se estiver aberto pra conversar com pessoas diferentes e para novidades. Através da internet você pode se comunicar com pessoas de outros países, outros Estados, e descobrir como é pra você lidar com as diferenças. Se não estiver disposto a se abrir para o novo não vá. Não irá acrescentar em nada ir contrariado ou fechado e se for pra desenvolver o idioma você pode desenvolver o Inglês ou outro idioma por aqui mesmo.

    Fazer um intercâmbio por fazer ou pra colocar no currículo NÃO vale a pena. Fazer um intercâmbio porque você tem vontade de passar um tempo fora, tem um curso fora que você acredita ser um diferencial. Tem vontade de aprimorar o idioma ou aprender sobre uma nova cultura SIM, VALE A PENA.

    Se for uma vontade ir para o intercâmbio dinheiro não pode ser uma desculpa. Existem programas de faculdade e mesmo do governo que financiam pra quem se diferencia e você também pode fazer uns bicos extras pra juntar uma grana e se mandar… é só querer! Além de conseguir evoluir muito na fluência do idioma você pode amadurecer e se desenvolver e isso sim será um grande diferencial pra se inserir no mercado de trabalho. Na volta não esqueça de ponderar todos os seus aprendizados e identificar como a experiência pode te ajudar a enfrentar os primeiros desafios da sua carreira! Abraços.

    por Bruna Tokunaga Dias
    Gerente de Orientação e Carreira da Cia de Talentos

  • Compartilhe:
    Tags: