• O que é ser um excelente profissional?

    2 Oct 2013
  • Houve um tempo em que experiência e conhecimento técnico eram suficientes para garantir uma boa trajetória de carreira. Porém, nos dias de hoje, esses dois atributos não são suficientes. É preciso preocupar-se em planejar a carreira e executar todas as etapas deste planejamento para se obter sucesso profissional.

    No mundo de hoje, não basta fazer apenas aquilo para o que se foi contratado. É preciso entregar além do esperado, ter um espírito “inconformista”, buscando aprimorar o desempenho diariamente. A pressão pela excelência profissional é tamanha que já preocupa os jovens em início de carreira, inclusive aqueles que ainda estão na faculdade e à procura do primeiro estágio.

    Nós da Cia de Talentos, junto com a Nextview People fizemos recentemente uma pesquisa na qual 52 mil jovens entre 17 e 26 anos responderam quais são os pontos de atenção para se tornarem excelentes profissionais. Na visão destes jovens, é fundamental ter autoconhecimento (67%), ter clareza de objetivos (46%) e estar “antenado” com o que acontece no mundo (39%).
    Mas eles sabem que para isso precisam vivenciar experiências em diversas áreas e se envolver em projetos variados (33%), sem deixar de lado a preocupação com a pós-graduação e/ou MBA (27%). Sabem também que ninguém vai ser um excelente profissional se não tiver um bom networking (26%) e tampouco se não trabalhar em instituições que tenham valores alinhados com os seus (21%).

    Estes dados vão ao encontro do que costumo dizer aos profissionais que me procuram para aconselhamento profissional.
    A excelência só é alcançada quando a busca por aprimoramento e o inconformismo saudável estão incorporados ao nosso dia a dia, quando nos conscientizamos de sua importância e aprendemos a nos alimentar dos bons frutos colhidos deste esforço. Ou seja, ser um excelente profissional é uma decisão pessoal, requer dedicação, resiliência e persistência.

    por Sofia Esteves
    Presidente do Grupo DMRH

  • Compartilhe:
    Tags: