• Houston, We have a Trainee!

    11 Jul 2013
  • Se eu ingressar num Programa de Trainee minha carreira vai deslanchar em pouco tempo. Mito ou Verdade?

    Depende…do que você entende por pouco tempo e de como você aproveita a oportunidade.

    O Programa de Trainee é certamente uma porta de entrada diferenciada nas grandes companhias e pode sim ser uma das possibilidades de ascensão hierárquica mais veloz. Isto acontece, pois são programas desenhados especialmente para intensificar e agilizar a formação de jovens profissionais, suportando o desenvolvimento de competências comportamentais e técnicas, através de experiências do dia-a-dia de uma organização somadas a recursos como: cursos, palestras, rotação entre áreas, participação em projetos, exposição a pessoas estratégicas da organização e, muitas vezes, acompanhamento individualizado através de coaching e mentoring.

    Ou seja: um bom Programa de Trainee, se bem aproveitado pelo jovem, pode potencializar consideravelmente o seu desenvolvimento profissional.

    Mas sabe, um ponto nisso tudo que me chama atenção é que, muitas vezes, os jovens que se inscrevem para a seleção dos programas apresentam uma visão distorcida de que, ao serem aprovados como trainee em uma grande empresa, sua carreira estará “feita” e que todos os seus problemas profissionais estarão solucionados. E mais, alguns “descrevem” os programas apenas a partir das vantagens comumente oferecidas pelo cargo: alta exposição, projetos desafiadores, rápida ascensão, remuneração diferenciada, vivências internacionais etc.

    As vantagens realmente existem, mas as exigências são altíssimas, tanto durante os processos seletivos quanto no dia a dia para corresponder às altas expectativas do corpo executivo que os contratou. Há de fato um grande investimento no trainee e, por essa razão, é esperado que ele ofereça em menor espaço de tempo, alto retorno (medido em resultados concretos). Ou seja, ser trainee é um grande desafio e, como todo desafio, requer disciplina e dedicação para se tornar realidade.

    Além disso, conforme o tempo passa, o impulso no início dado pelo programa perde importância diante dos resultados concretos que cada um apresenta. Após ser trainee o profissional não pode se acomodar e nem transferir para a empresa a responsabilidade pelo seu desenvolvimento. Sua carreira não vai progredir automaticamente só por ter participado do treinamento.

    Outra crença que escuto de muitos jovens universitários como sendo verdade absoluta, e por isto me preocupa um pouco, é que ser Trainee é sinônimo indiscutível de sucesso profissional. A primeira frustração quando pensamos nas escolhas profissionais é dar-se conta que não existe uma fórmula ou receita única para obter sucesso profissional. E é assim também em outras caixinhas da nossa vida… não existem os 5 passos mágicos para o relacionamento amoroso feliz ou 10 dicas incríveis que garantem a felicidade independente de quem seja o indivíduo em questão.

    Na carreira não existe um caminho único que nos levará para o sucesso profissional, até porque a definição do que é ter sucesso pode ser diferente de pessoa para pessoa. Depende muito do que você valoriza e de seus objetivos. O importante mesmo é que esteja coerente com quem você é e com o que quer realizar na sua vida.

    Minha sugestão é: reflita e planeje onde quer chegar, mas não deixe de aproveitar o trajeto. A forma como você enxerga o percurso e atua nele, tem grande valia em todo este processo.

    por Carla Esteves
    Sócia-Diretora da Cia de Talentos

  • Compartilhe:
    Tags: