• Como fazer networking se nunca trabalhei?

    16 Mar 2016
  • Está chegando a hora de buscar um estágio ou oportunidades como trainee e você não para de ouvir que Networking é importante?

    Mas afinal o que é Networking e, como fazer isso se você nunca trabalhou?

    A palavra Networking vem do conceito do inglês, Net = rede e Working = trabalhando. Aí vem novamente a pergunta: “Mas então só posso fazer Networking se já tiver trabalhado ou se estiver trabalhando?” Eu respondo: NÃO!

    O conceito nasceu daí, porém, o propósito maior da palavra é RELACIONAMENTO! O objetivo é fazer CONTATO e estabelecer conexões por onde quer que você passe!

    Sabe o pai daquele seu amigo do colégio que trabalha em uma empresa ou segmento de negócio que você quer atuar? Então, esse amigo é um possível contato para que possa buscar seu objetivo!

    Lembra daquela viagem de férias que você fez e conheceu no trem um cara bem legal que trabalhava com engenharia? Ele também é um contato!

    Pense nos diversos lugares que você frequenta e mantém relacionamentos… Pensou? Então, o Networking pode acontecer:

    – No colégio;
    – No clube;
    – Na Universidade;
    – No curso extracurricular (inglês, design, ballet, etc);
    – No jogo de futebol semanal;
    – Na feira, congresso ou evento;
    – Com o amigo do pai, da mãe, do irmão, de outros amigos etc.

    Todos esses são lugares e pessoas com quem já estabeleceu Networking (contato) e você não sabia! Dizem que quanto maior a sua rede de contatos, maior sua chance de conseguir se colocar no mercado de trabalho, o que de certa forma, pode ser verdade.

    Então, o que estou querendo dizer, é: em todos os contatos que você estabelece, até nos mais improváveis, o Networking está acontecendo!

    Mas o importante é fazer esse Networking (contato) ser útil e preservar esta relação para que, em um futuro próximo ou distante, você possa usufruir dela quando precisar.

    Hoje a internet e as redes sociais permitem inclusive que você mantenha seu “networking” aquecido, mesmo morando em cidades ou países diferentes!

     

    Mas como fazer um bom Networking para conseguir uma boa oportunidade de trabalho? Aí vão algumas dicas:

    – Vá além do contato online. O primeiro contato pode ser feito por meio online, uma vez que as redes sociais nos ajudam a ter maior “proximidade”, mas o contato pessoal ainda é mais eficiente nestes casos. Por exemplo, convide a pessoa para um café, um bate papo informal etc.;
    – Evite pedir logo de cara um “emprego” ou “oportunidade”. Estabeleça uma relação mais próxima e então fale do seu objetivo e veja como a pessoa poderá ajudá-lo;
    – Não atire para qualquer lado. Faça, se possível, uma lista de pessoas que você conhece e que poderão efetivamente ajudá-lo na sua busca. Essa ajuda pode ser desde receber um bom conselho, até alguém que tenha contato com pessoas do segmento que deseja conhecer etc.;
    – Quando alcançar seu objetivo, mantenha a pessoa de relacionamento informada de sua nova conquista. Ela com certeza ficará feliz em saber que ajudou de alguma forma!
    – Ah, e não esqueça! Depois que estiver trabalhando ou estagiando, mantenha os contatos e relacionamentos ativos! Buscar somente quando precisa poderá passar a impressão errada!

     

    E o que vale cuidar, pois pega muito mal quando for fazer o Networking?

    – Esquecer o nome da pessoa com que está falando: “como é mesmo seu nome?” OMG, NÃO, NÃO, NÃO!!! Saiba sempre o nome e detalhes da pessoa com quem marcou o bate papo, como onde ela trabalha, estudou e onde a conheceu!
    – Colocar pressão na relação: “E aí cara, me arranja um emprego vai, estou precisando muito!”
    – Mentir ou dizer que você sabe muito sobre o assunto: “Manjo muitooooo disso…” “sou muitoooo bom naquilo”. Deixe suas reais habilidades para serem exploradas pelo entrevistador quando for convidado para um processo seletivo, combinado?!

    Enfim, fazer Networking é essencialmente conversar, se relacionar e fazer contatos! Lembre-se do ditado: “quem tem boca vai a Roma!” Deixar a timidez de lado e arregaçar as mangas farão toda a diferença no momento de sua busca!

    Boa Sorte!

     

    por Viviane Camerlingo 
    Consultora de Processos Seletivos da Cia de Talentos

  • Compartilhe: