• Salário x Aprendizado: o que levar em conta ao ingressar no mercado de trabalho?

    20 Oct 2015
  • No começo da carreira você acha melhor aprender ou ganhar dinheiro? Qual diferença isso fará no longo prazo?

    A decisão de seguir por uma profissão é algo muito sério e importante, afinal, provavelmente vamos trabalhar com aquilo por um bom tempo… O início é complicado para todo mundo, é bem aquela máxima: “não é privilégio de ninguém passar um pouco de dificuldade no começo da carreira”.

    Você começa seu trabalho sem saber muito o que fazer e como se portar, há tanto para aprender… Ao mesmo tempo, há uma pressão (de quem quer que seja, amigos, família ou sua mesmo) para você ganhar dinheiro… Algumas pessoas (mundo perfeito!) conseguem juntar o aprendizado e o ganho financeiro no início da trajetória profissional, mas para a maior parte dos profissionais isso não acontece.

    Responder algumas perguntas pode te ajudar a pensar:

    – Você precisa se manter e ganhar dinheiro agora?

    – Há alguma empresa específica, que você sabe que não tem salários muito altos, mas é referência na sua área? Você pode “se dar ao luxo” de “investir” uns 2 ou 3 anos ganhando menos que seus colegas para ganhar bagagem?

    – Você tem objetivos financeiros audaciosos? Quer crescer financeiramente logo?

    – Você tem objetivos de carreira ousados, quer construí-la passo a passo, bem sólida?

    – Seu objetivo é trabalhar muito, juntar dinheiro e empreender? Pode ser que ganhar dinheiro seja uma prioridade para você…

    – Ser referência na sua área de atuação é importante para você? Você quer ser conhecido e reconhecido por ser um profissional incrível? Aprender vai fazer diferença….

    A estratégia a seguir na sua carreira, tal como a escolha propriamente dita, faz toda a diferença quando pensamos em como e quando vamos atingir nosso objetivo.

    Não existe resposta certa, nem receita de bolo para chegar nela… Mais do que dar a direção é importante saber o que pensar e considerar nas decisões de carreira, que claro, caminham juntas com suas decisões para a vida.

    Dinheiro não compra experiência, mas, ao longo prazo, a experiência, muito provavelmente, te trará dinheiro. Cada caso é um caso, ganhar dinheiro e ou ganhar aprendizado não são, necessariamente, aspectos excludentes do início da vida profissional, mas, em todo caso, fique atento para conquistar seus objetivos e boa sorte na sua jornada!

     

    por Areta Barros
    Consultora Head de Processos Seletivos da Cia de Talentos

  • Compartilhe:
    Tags: