• O que move o Mercado de Trabalho?

    2 Aug 2013
  • Falar sobre o mercado de trabalho pode ser complicado, pois o assunto é bem amplo! Assim, resolvemos focar em informações sobre como está o mercado de trabalho no Brasil e algumas tendências para os próximos anos. Aproveite para fazer reflexões sobre o que você pode fazer para se preparar melhor para conseguir uma boa inserção nesse mercado!

    Vivemos atualmente em uma sociedade que nos inspira a estar sempre em movimento. Muitas atividades, novidades, diversidade de profissões e oportunidades. Muito se fala em Geração X, Y, Z e é fato que o perfil do jovem mudou, assim como o mercado de trabalho também está em constante transformação.

    Estudos recentes sobre Tendências Mundiais de Emprego da OIT (Organização Internacional do Trabalho) sobre as perspectivas do mercado de trabalho até 2017, focado na faixa etária de 15 e 24 anos retratam atenção e cuidado com o que está por vir. Atualmente, 35% dos jovens ficam desempregados por seis meses ou mais. Essa taxa pode piorar ainda mais por conta da crise do euro para as economias emergentes. Pelas projeções, segundo o estudo, “a taxa de desemprego dos jovens atingirá 12,9% até 2017”. A recuperação econômica mundial anda a passos lentos.

    Tal cenário serve como estímulo para o jovem estudante brasileiro pensar em como se preparar para o mercado de trabalho, que por hora parece aquecido mas conta com perspectivas desafiadoras, como o aumento da concorrência, por exemplo. Hoje em dia, jovens do exterior apostam fortemente na exploração do mercado brasileiro, essa é uma tendência para o futuro!

    Acreditamos que não seja um cenário tão alarmante, mas é preciso já iniciar alguns questionamentos sobre como você está se preparando para ingressar nesse mercado. Qual a importância da qualificação e especialização para que você consiga enfrentar a concorrência, inclusive dos estrangeiros que estão se mostrando mais interessados pelo nosso mercado de trabalho? Quais podem ser seus diferenciais?

    Outro ponto em evidência na busca do triunfo profissional é a aquisição da visão multicultural e internacionalizada. Estimular seu espírito empreendedor e inovador poderá colocá-lo em lugar de destaque na carreira. Para tornar-se diferencial é necessária certa dose de independência. É preciso assumir riscos que lhe propicie a busca dos seus sonhos e realizações pessoais!!!

    por Equipe de Consultoras Head da Cia de Talentos
    Fabiana Brito
    Marcela Painelli
    Marcia Agapito
    Marilda Leite
    Silvia Gomes

  • Compartilhe:
    Tags: