• O que a universidade não vai te ensinar sobre a sua profissão?

    3 Dec 2014
  • A experiência na Cia de Talentos me mostrou que um dos maiores anseios dos jovens no momento de ingresso no mundo profissional é saber o quanto estão preparados para o mercado de trabalho. Os conhecimentos que aprenderam na universidade são suficientes para agregar nas atividades de uma empresa?

    O que aprendemos na universidade é fundamental para nossa atuação, é a base para o desenvolvimento de nossa carreira. Mas, com a velocidade com que o mundo muda hoje, não saímos da universidade com todos os conhecimentos necessários. Muitos aprendizados virão do dia a dia, da prática, da experiência, dos erros e acertos de nossa atuação dentro de um ambiente profissional.

    Algumas universidades, além de prepararem os alunos tecnicamente com conhecimentos que poderão agregar conteúdos referentes à área de atuação, contam com as chamadas Centrais de Carreiras, que tem o objetivo de proporcionar atividades que desenvolvam questões comportamentais que são importantes para o desenvolvimento de um profissional.

    Ao verificarmos esses comportamentos, existem alguns que são bem conhecidos pelos jovens, como: trabalho em equipe, uma boa comunicação, ter resiliência, uma visão do mercado que atua, liderança, entre outros.

    Para que um jovem possa começar a se desenvolver nessas questões comportamentais existem os estágios curriculares e extracurriculares que as universidades exigem no decorrer do período de formação acadêmica.

    Afinal, esse é um momento de aquisição de conhecimentos, com o objetivo de poder colocar em prática todo o conhecimento técnico adquirido, mas também é o momento em que os jovens podem aprender melhor as questões comportamentais que são importantes para o dia a dia da empresa.

    É fundamental saber, que cada vez mais, as empresas esperam o protagonismo de carreira por parte de seus colaboradores e por mais que a empresa na qual você realiza o estágio não possua um programa de desenvolvimento estruturado, sempre é possível entender os pontos que precisam ser aprimorados para o seu crescimento profissional.

    Por isso, é importante sempre estar perto e conversar com o seu líder direto, para que você possa entender quais são os pontos de desenvolvimento. Essa não precisa ser uma conversa formal e pode ocorrer em períodos solicitados por você mesmo.

    Uma dica importante: sempre busque com o seu líder não só o que você precisa desenvolver, mas também como você pode aprimorar essas questões e quais atividades podem te ajudar nesse desenvolvimento.

    Não se esqueça de que estamos tratando de protagonismo e é de sua responsabilidade retornar para o seu líder para mostrar o seu aprendizado e entender os pontos que ainda devem ser desenvolvidos!

    Sem dúvidas, atitudes como essa, poderão ajudar a construção da sua carreira e desenvolvimento profissional, afinal apenas com muito esforço conseguimos alcançar nossos objetivos!

    por Luana S. de Paula 
    Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Cia de Talentos

  • Compartilhe:
    Tags: