• Mitos e verdades sobre os idiomas

    3 Jun 2014
  • Algumas pessoas me perguntam se devem fazer aulas de mandarim dado o crescimento da China e se este idioma será a língua do futuro.

    Muitos jovens nos processos seletivos e no início de suas carreiras dizem que pretendem se desenvolver aprendendo novos idiomas. Vamos lá… falar vários idiomas é realmente um diferencial? Em uma economia global e na sociedade que se desenvolve em rede sem dúvida a capacidade de se comunicar em diferentes idiomas é fundamental.

    Antes de sair fazendo cursos de várias línguas faça o seguinte: classifique e procure saber qual é o seu nível de inglês. É melhor garantir um idioma fluente do que vários em nível intermediário. Digo… é melhor falar um bem do que vários mal.

    Aprender chinês, alemão, espanhol, italiano é legal desde que você atue em uma empresa que tenha relação com estes mercados ou seja da nacionalidade em questão ou tenha relação com estes países. Caso contrário, continue estudando para manter o seu inglês em forma.

    Se você já tem o inglês fluente a segunda língua pode ser o espanhol, pois amplia as suas possibilidades para se relacionar e fazer negócios com empresas da América Latina e Europa.

    Alguns candidatos e orientandos dizem não classificar seu inglês como fluente, pois não são nativos. Dificilmente você atingirá o nível de um nativo, o fato de conseguir se comunicar bem é uma forma de ter referência. Se tem dúvida de como colocar no currículo, contrate um professor particular para ter esta referência ou vá até uma escola de ponta para fazer uma prova oral e escrita para verificar como o nível é classificado.

    Por mais incrível que pareça não é fácil encontrar no mercado de trabalho pessoas que falam inglês fluente e este critério continua sendo um diferencial e pré-requisito em muitos processos seletivos e permite maior crescimento profissional do que um MBA, por exemplo. Ou seja, o investimento de tempo e dinheiro vale a pena!!!

    Dinheiro não é desculpa! Existem cursos online e cursos acessíveis. Aliás, já é hora de se responsabilizar pelo que acontece (ou não) na sua vida e a forma como aproveita o seu tempo pode dizer muito sobre o que será de você no futuro. Bons estudos!!!

    por Bruna Tokunaga Dias
    Gerente de Orientação e Carreira da Cia de Talentos

  • Compartilhe: