• Carreira: Você está cuidando da sua?

    11 Dec 2015
  • Você acredita que a melhor hora para pensar na carreira é quando você está procurando estágio? Acredita que existe um momento certo para pensar/planejar sua carreira, que esse é um assunto fácil e que você vai saber qual a melhor hora de focar nisso? Então, acho que esse post pode te ajudar um pouco!

    Pensar/planejar a carreira deve ser um exercício frequente e fazer parte dos seus diferentes momentos de vida. Quanto mais presente essa discussão, mais chances você tem de alcançar os seus objetivos, de ser feliz e de se sentir realizado. Afinal, esse é o grande objetivo disso tudo, não é?

    Alguns pontos importantes para considerar:

     

    – Carreira e Profissão

    Profissão é aquilo que se professa, é aquilo em que você se forma ou se prepara para executar. Carreira é a estrada que deseja seguir, o destino que busca. Eles caminham juntos, mas são completamente independentes. É possível ter a mesma profissão e trilhar carreiras bem distintas. Pense em dois Engenheiros Civis. Um pode seguir carreira na construção civil, participando da construção de grandes edifícios ou empreendimentos e outro pode seguir carreira num banco, na área financeira.

    #profissão a agente aprende na escola e carreira é uma opção!

     

    – O que eu faço x O que eu quero

    Antes de pensar no que fazer, é essencial saber o que se quer. Pensar e definir seus objetivos de vida.  O que é importante para você, quais são seus sonhos, o que você deseja alcançar? Nessa definição, pensar em valores também ajuda. O que é valor para você?

    #se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve!

     

    – Caminho solitário X Caminho compartilhado

    Carreira é propriedade individual. Ela é sua e é você quem deve planejá-la e gerenciá-la. É você quem deve fazê-la acontecer! Já ouviu falar de protagonismo? Então… Por outro lado, essa jornada não pode ser solitária! Compartilhe suas vivências, busque a opinião de profissionais mais experientes ou de outras áreas. Essas trocas irão te ajudar a descobrir quais caminhos seguir.

    #A jornada é sua, o resultado dela também é só seu. Mas o caminho até lá pode ser compartilhado!

     

    – O que já tenho na bagagem x O que vou desenvolver

    Você já sabe o que carrega na sua bagagem? Quais habilidades te definem? Qual a sua marca? A nossa bagagem é construída através do que aprendemos com as todas as experiências que vivemos.  Quanto mais experiências diferentes, mais desenvolvemos nossas habilidades. E aí, quais novas experiências tem planejado viver? Que habilidades elas podem desenvolver?

    #Não podemos adquirir novas habilidades com as mesmas experiências!

     

    – E o Mercado de trabalho?

    Estar informado, acompanhar as mudanças e tendências também faz parte desse processo. É através dessa reflexão que você vai encontrar o caminho que melhor conversa com suas habilidades e objetivos. É resolvendo essa equação que você vai conseguir fazer suas escolhas.

    #sorte é estar preparado para as oportunidades quando elas aparecerem!

     

    Ah, não se esqueça que esse processo não acaba, não! Pensar em carreira, dá trabalho, não tem receita de bolo e é assunto para pensar durante a vida toda. Nas diferentes fases da vida precisamos planejar e fazer escolhas sobre carreira. Um exemplo disse é a hora de mudar de trabalho, fazer um intercâmbio, a maternidade, a aposentadoria… Mas isso é assunto para outro post!!!

     

    por Claudia Pereira
    Gestora Cia de Talentos

     

     

  • Compartilhe:
    Tags: