• Meu Estágio P&G #Episódio 1

    22 Nov 2013
  • Desde que entrei na P&G já me haviam falado do projeto de fazer um Reality Show contanto a vida de um estagiário da P&G e havia achado um máximo. Como eu acabei de sair do papel de uma estudante que está tentando encontrar seu primeiro emprego, louca para depositar toda energia e conhecimento em algo prático, e de preferência na empresa que sempre sonhou em trabalhar e que acredita ter os mesmo valores que os seus, adorei a ideia de poder protagonizar essa primeira edição do programa.

    Acho que quando estamos somente no papel de estudantes na faculdade, chega um momento, que apenas o estudo e as aulas não bastam. Começa a bater aquela ansiedade gigantesca de aplicar todo o conhecimento que estamos capturando em coisas que te façam sentir-se responsável por algo além de provas e seminários, e que lhe permita se sentir mais “adulto”, ganhar seu próprio dinheiro e dar o primeiro passo para se tornar independente de fato. Ainda na visão de estudante, enquanto procurava estágio e me candidatava a diversas vagas, comecei a perceber que você não consegue conhecer uma empresa simplesmente pelo seu site na internet, e muito menos saber como são as atividades de um estagiário (em outras palavras: você nunca tem certeza se vai passar por todas as etapas do processo seletivo para no final das contas servir café e tirar xerox).

    Quando entrei na P&G e soube que faria parte desse reality show, fiquei super feliz e várias ideias começaram a surgir! Finalmente alguém poderia adiantar para todos aqueles estudantes super ansiosos (como eu fui um dia) como é a vida de um estagiário! Então realmente incorporei a ideia e comecei a pensar em tudo o que eu gostaria de saber antes de começar meu estágio, mas que ninguém me contou. Coisas simples como: ver o ambiente de um escritório (as baias, salas de reunião, espaço para lazer), saber se os estagiários recebem de fato responsabilidades importantes, se participam de treinamentos que possibilitam um desenvolvimento profissional maior, saber como lidam com semanas de provas, entre muitas outras coisas. E na minha opinião, o programa “Meu Estágio P&G” representa uma ferramenta que insere todos os estudantes na empresa sem eles precisarem passar por todo o processo seletivo e começar a estagiar, possibilitando que esses estudantes sentissem como se tivessem um(a) amigo(a) que trabalha na P&G e que conta tudo o que acontece com ele.

    Fico super empolgada quando começo a pensar nos posts que farei, e adoro quando recebo comentários das pessoas e sugestões de temas para escrever. Realmente sinto que estou desempenhando um papel importante para os candidatos, pois penso que queria muito que alguém tivesse feito isso quando eu estava sentada atrás do computador tentando escolher aonde queria trabalhar, como deveria me preparar para o processo seletivo e principalmente ter alguém que me despertasse paixões pela empresa dos meus sonhos, para quando eu chegasse em uma entrevista, eu pudesse falar com propriedade que quero trabalhar nessa empresa porque a conheço (porque tive alguém para me contar): sei como é o programa de estágio dela, sei que os estagiários possuem grandes projetos e responsabilidades, admiro a forma como ela promove o desenvolvimento profissional de seus funcionários e busca promover ações para incentivar o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho, etc.

    por Ana Patrícia Bognar
    Estagiária de Recursos Humanos na P&G

  • Compartilhe:
    Tags: