• A engenharia está em tudo!

    10 Apr 2016
  • Hoje, 10 de abril, comemora-se o dia da engenharia e, para homenagear aqueles que estão trilhando esse caminho e inspirar quem pensa em segui-lo, convidamos o engenheiro Ricardo Millego para responder algumas perguntas e compartilhar um pouco da sua história com a gente. Vamos lá:

     

    – Como foi a escolha do curso?

    “A escolha não foi muito difícil, pois desde menino já pensava em ser Engenheiro Mecânico. Sempre tive uma forma mais cartesiana e prática de ver as coisas e a escolha veio de maneira bem natural.

    Tenho boas recordações do meu avô perguntado o que eu ia ser quando crescer, nunca titubiei, sempre respondia Engenheiro!”

     

    – Como foi a inserção no mercado?

    “A inserção foi bem positiva, a base universitária foi importante para desempenhar as minhas funções como engenheiro automotivo. Porém trabalhar com Engenharia é uma pós-graduação na prática, pois começamos a lidar com problemas reais e temos que utilizar conceitos e modelos para resolução dos mesmo…”

     

    – Pontos positivos e dificuldades da profissão;

    “Vejo como positivo os desafios, o aprendizado, a dinâmica da profissão e o aperfeiçoamento sempre constantes, além das oportunidades de intercâmbio em diferente áreas da Engenharia: projetos, processo e fabricação, construção e até internacional, pois conseguimos discutir com bons engenheiros de outros países também.

    Negativo seria o fato de estar muito relacionada à economia do país, pois a indústria é proporcional aos índices econômicos, além dos desafios de cronograma e prazos…Mas isso acaba desenvolvendo habilidades e agilidade na tomada de decisão, que deve ser conduzida sempre de maneira segura sem trazer riscos ao cliente final.”

     

    – Qual conselho você daria para quem está pensando em seguir a área?

    “Vocação e paixão são essenciais para ser feliz na profissão. Como tudo na vida, é preciso ter auto-motivação, gostar de Engenharia, encarar desafios, estar preparado para cronogramas apertados e ter foco em resultados.”

    – E o que mais quiser contar aos jovens sobre como é ser engenheiro.

    “A Engenharia é mágica, pois transforma recursos naturais em bens de consumo para atender as mais diversas necessidades humanas. Tudo ao nosso redor é Engenharia, o carro que usamos para nossa mobilidade, o smartphone que nos conecta ao mundo, o computador, a televisão, a nossa casa, etc. É muito gratificante ver o resultado dos nossos projetos funcionando com a qualidade esperada e sempre buscando o mais competitivo dos produtos que atende a todos os requisitos legais e ambientais.”

     

    Ricardo Millego de Castro é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo e atua hoje como engineering manager na Genaral Motors.

     

  • Compartilhe:
    Tags: